O entendimento pleno do homem como parte da natureza e não à parte dela é essencial para a prática do desenvolvimento sustentável. Mais que uma questão de ordem social e econômica se trata da sobrevivência da espécie humana, pois "tudo que acontecer à Terra acontecerá aos filhos da Terra".

Artigos e Publicações

BIOMA MATA ATLÂNTICA - BASE LEGAL,CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO E APLICAÇÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
22/Ago/2017

O treinamento em questão tem como objetivo oferecer bases gerais sobre a solicitação de autorização para supressão de vegetação nativa para o Bioma Mata Atlântica, com ênfase no Estado de São Paulo, compreendendo noções básicas sobre elaboração de Levantamento Florístico, Estudo Fitossociologico e demais aspectos envolvidos.

"O Treinamento oferece bases gerais sobre a solicitação de autorização para supressão de vegetação nativa para o Bioma Mata Atlântica, com ênfase no Estado de São Paulo, compreendendo noções básicas sobre elaboração de Levantamento Florístico e Estudo Fitossociologico e demais aspectos.

Novas datas e novos valores!! (Inscrições: apaef@terra.com.br)."

Resolução SMA 72-2017
20/Jul/2017

Revogada a Resolução SMA 31 de 2009, passando valer a Resolução SMA 72 de 18 de julho de 2017. A referida Resolução dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento do solo, condomínios ou qualquer edificação em área urbana, e o estabelecimento de área permeável na área urbana para os casos que especifica.

Projeto Capacitação para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos
15/Jun/2016

Atividades do Curso 3 para UPRH-1

 

Chegou a vez dos representantes da UPRH-1 frequentarem o Curso 3 - “Recuperação e Importância de Matas Ciliares”. As atividades acontecem na Sala de Uso Múltiplo da Associação Pontal Flora, em Presidente Venceslau, e estão sendo conduzidas pela engenheira agrônoma Renata Inês Ramos e pela engenheira florestal Irene Tosi Ahmad, da Florari Ambiental, empresa que conta com profissionais experientes na atuação, coordenação e prestação de apoio e na análise de projetos de obras, atividades e empreendimentos com intervenções nos recursos naturais.

Este curso tem por objetivo instrumentar grupos de professores e simpatizantes das causas ambientais de cada município para que trabalhem com alunos e comunidade, na medida do seu alcance, desenvolvendo atividades que permitam o reconhecimento e importância da recuperação e conservação de matas ciliares e a sua função ambiental como elemento da bacia hidrográfica.

A UPRH-1 faz o referido curso nesta terça e quarta-feira. Na próxima quinta e sexta-feira, 16 e 17, será fornecida a mesma capacitação aos representantes da UPRH-2.

 

VALOR ECONÔMICO - 09/03/2016
10/Mar/2016

Restauração do Cerrado paulista gera celeuma e poderá parar nos tribunais

TREINAMENTO EM LICENCIAMENTO AMBIENTAL
28/Out/2015

PRÓXIMA AGENDA DE TREINAMENTO
15/Jul/2015

A FLORARI AMBIENTAL, através de suas profissionais Eng. Agrônoma Renata Inês Ramos e Eng. Florestal Irene Tosi Ahmad, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola - IEA, ministrará o treinamento intitulado “ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO FLORESTAL E SUA APLICAÇÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL, COM ÊNFASE PARA A LEI 12651/12.

A Legislação Florestal Brasileira, além das regras gerais estabelecidas pelo “Código Florestal”, é constituída também por regramentos específicos, tais como: situação em relação ao Bioma onde se insere o empreendimento pretendido, zoneamentos ambientais, interfaces com Unidades de Conservação, entre outros.

Desta forma, o treinamento em questão propõe como conteúdo, além dos principais aspectos da Lei Florestal, noções gerais dos Biomas afetos à região de interesse, tipificação da vegetação nativa e a correspondente legislação aplicada ao Licenciamento Ambiental, abrangendo módulos teóricos e estudos de caso.

Período: 10/08/2015 a 13/08/2015

Coordenador: Geni Satiko Sato

Horário: 9:00 - 17:00 h

Local: Praça Ramos de Azevedo, 254, 3º. Andar, Centro - São Paulo - SP

Inscrições: http://eventos2.fundepag.br/pagina.php?link=00394723516b5f2d0035063c0536

 

PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CAR
05/Mai/2015

PUBLICADA A PORTARIA DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CAR

Foi publicada no Diário Oficial da União,  edição de 05 de maio de 2015, a Portaria Nº 100 de 04 de maio de 2015  que prorroga o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

PRÓXIMA AGENDA DE TREINAMENTO
23/Mai/2014

A FLORARI AMBIENTAL, através de suas profissionais Eng. Agrônoma Renata Inês Ramos e Eng. Florestal Irene Tosi Ahmad, ministrará o treinamento intitulado “ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO FLORESTAL E SUA APLICAÇÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL, COM ÊNFASE PARA A LEI 12651/12 “CÓDIGO FLORESTAL”.


O objetivo é capacitar e atualizar profissionais e estudantes que atuem direta ou indiretamente na área ambiental, transmitindo conhecimentos básicos sobre o Código Florestal Brasileiro, com ênfase para as APPs, Reserva Legal e CAR, sobre a Legislação Florestal e sua aplicação direta no licenciamento ambiental.

O conteúdo do treinamento aborda o Código Florestal e sua aplicação bem como a caracterização dos Biomas Paulista e as respectivas legislações (Lei de Cerrado e Lei da Mata Atlântica), abrangendo módulos teóricos e estudos de caso.

Período: 19.07.14, 26.02.14, 02.08.14 e 09.08.14

Informações sobre incrição e conteúdo programático acesse  http://www.florariambiental.com.br/cursos/

APOIO

CBH ALPA - 1º Curso de Legislação Florestal Aplicada
04/Set/2013

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema – CBH ALPA está promovendo o  1º Curso de Legislação Florestal Aplicada, ministrado pela Engenheira Agrônoma Renata Inês Ramos e Engenheira Florestal Irene Tosi Ahmad, ambas da FLORARI AMBIENTAL.

O curso em questão propõe como conteúdo, além dos principais aspectos do Código Florestal, noções gerais dos Biomas afetos à região de interesse, tipificação da vegetação nativa e a correspondente Legislação Aplicada.

Data: 22 e 23 de agosto / 12 e 13 de setembro 
Local: DAEE – Piraju
Av.São Sebastião, 125 – Piraju
Horário: 8h00 às 17h00

RESOLUÇÃO SMA 54/13
20/Jul/2013

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo através da Resolução SMA 54 de 04 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial do Estado em 05/07/2013, revogou uma série de Resoluções anteriores.

Dentre elas, destaca-se a Resolução SMA 09/09 que dispunha  sobre as situações de ocorrências de restingas consideradas de preservação permanente no Estado de São Paulo.

Ainda com implicações no Licenciamento Ambiental foi revogada também a Resolução SMA 18/07 que disciplinava procedimentos para a autorização de supressão de exemplares arbóreos nativos isolados.

Treinamento "TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO APLICADO"
22/Abr/2013

No dia 13/04/2013,  houve o encerramento deste semestre do  treinamento que teve como tema "TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO APLICADO",  ministrado pela FLORARI AMBIENTAL, através da FEALQ e sob coordenação do GRUGEA. Neste último dia, foram analisados pelos participantes os projetos dos Estudos de Caso, visando a aplicação prática do conteúdo ministrado nas aulas anteriores.

Nossos agradecimentos a toda a equipe organizadora e aos participantes.

RECOMPOSIÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – ARTIGO 61-A DA LEI 12651/12
06/Mar/2013

Em relação à recuperação das APPs ocupadas com plantios agrícolas, pastagens e silvicultura até 2008, o Código Florestal prevê a recomposição escalonada da vegetação nativa estabelecendo o tamanho da propriedade com base no módulo fiscal como critério para a determinação das faixas de recomposição, conforme demonstrado nas tabelas em questão.

ALTERAÇÕES DOS LIMITES DAS APPs AO LONGO DO TEMPO - TABELAS DE TEMPORALIDADE
06/Mar/2013

Ao longo do tempo, foram efetuadas diversas alterações no Código Florestal em relação aos parâmetros para as Áreas de Preservação Permanente. Para uma melhor compreensão, estas alterações estão demonstradas nestas tabelas , organizadas por categoria de APP.

RESERVA LEGAL - QUADRO RESUMO da LEI 12.651/12, alterada pela Lei 12.727/12
06/Mar/2013

Detalha-se no quadro em questão os principais aspectos estabelecidos na Lei 12651/12, quanto ao instituto da Reserva Legal.  Não houve alteração na composição, porém destaca-se a possibilidade de cômputo das APPs no cálculo dos percentuais da RL para todas as propriedades. A compensação da RL poderá ser feita no mesmo BIOMA, independente de limites territoriais e o prazo foi reduzido de 30 para 20 anos. Excetuam-se da obrigação os imóveis rurais que detinham, em 22 de julho de 2008, área de até 4 (quatro) módulos fiscais e que possuam remanescente de vegetação nativa em percentuais inferiores ao previstos.

Lei 12651/12 - Áreas de Preservação Permanente - Quadro resumo
05/Mar/2013

Apresentação de forma sistematizada das principais modificações efetuadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) no Código Florestal. 

Espécies nativas inibem linhagens de células cancerígenas
19/Fev/2013

Espécies de plantas dos gêneros Croton e Astraea, muito comuns no Brasil, demonstraram atividade antioxidante e antiproliferativa de linhagens de células cancerígenas em experimentos realizados no Instituto de Biociências (IB) da USP. As plantas pesquisadas pela bióloga Daniela Carvalho Ogasawara apresentam extratos que possuem grande capacidade de inibição de linhagens tumorais, como as de câncer de pulmão, mama e leucemia, com potencial para utilização no desenvolvimento de novos medicamentos. (veja notícia completa no link abaixo)

http://envolverde.com.br/noticias/especies-nativas-inibem-linhagens-de-celulas-cancerigenas/

PGR questiona novo Código Florestal
18/Fev/2013

A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 21.01.2013, três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que questionam dispositivos da Lei 12.651/2012, o novo Código Florestal. As ações consideram inconstitucional a forma como o novo código trata as áreas de preservação permanentes, a redução da reserva legal, além da anistia para a degradação ambiental (veja notícia completa no link abaixo).

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/n​oticias/noticias-do-site/copy_of_constitucional/pgr-questiona-novo-codigo-florestal

Impactos das Alterações no Código Florestal
06/Out/2012

Histórico da Legislação Florestal Brasileira, desde o Império até os dias atuais  e considerações técnicas sobre os impactos das alterações do Código Florestal.

Código Florestal - Apreciação Atualizada
06/Out/2012

Código Florestal - Apreciação Atualizada

(considerando a Lei 12651/2012 e MP571/12)

 

A Implantação da Reserva Legal
01/Out/2012

Na atualidade o tema ”Reserva Legal” vem sendo muito discutido, ganhando as páginas de jornais e pauta de discussões, desde o Congresso Nacional até as rodas de agricultores. A Reserva Legal, enfim, se tornou assunto!